Pular para o conteúdo principal

SOCIOLOGIA JURÍDICA - Gênese do Direito

Variadas são as opiniões sobre a origem do direito. Trataremos neste pequeno artigo das principais escolas que estudaram a gênese do Direito de forma simples e prática.

1. Escola jusnaturalista:


Essa escola acredita que o direito é algo, superior, imutável e eterno, colocado pelo criador quando da criação do homem.

A escola jusnaturalista acredita que não é o homem que cria o direito, mas esse já nasce com o homem por inspiração divina.


2. Escola Teológica


Essa escola pouco se difere da escola jusnaturalista, porém acredita que o direito, apesar de eterno, imutável e superior, não é colocado pela divindade no homem, mas escrito por Deus.

Um exemplo dessa escola é o decálogo de Moisés, que foi escrito por Deus.


3. Escola Racionalista ou Contratual


Essa escola acredita que o direito é dividido em duas órbitas jurídicas: direito natural e Direito Positivo.

3.1 Direito Natural


É um direito imutável, eterno, porém não decorrente da divindade, mas fruto da razão humana.

Vale lembrar, que o direito natural é confundido muitas vezes com o direito jusnaturalista, porém, no direito natural (orbitá jurídica da escola contratual) não existe nenhuma relação com a divindade ou religião. É mais relacionado à moral.

3.2 Direito Positivo


É o pacto social que os homens firmaram para viver em sociedade. 


4. Escola Histórica


A escola história não acredita que o direito é vindo da divindade, nem que se origina da razão. Para essa escola, o direito é um produto histórico,  fruto da consciência coletiva dos povos para se viver em grupo.


5. Escola Marxista



A escola marxista acredita que é o Estado que origina o direito, dizendo que não existe direito sem Estado e nem Estado sem direito. Essa escola acredita que o direito é uma arma, da qual o Estado se utiliza para reprimir o povo.


6. Escola Sociológica



A escola sociológica é a escola que acredita que o direito surgiu a partir do momento que o homem começou a viver em sociedade.

As relações entre indivíduos e entre grupos precisaram ser disciplinadas e organizadas, então surgiu as regras de conduta.


Referência:


CAVALIERI FILHO, Sérgio. Programa de Sociologia Jurídica. 13. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2013.

Postagens mais visitadas deste blog

FATORES DA EVOLUÇÃO DO DIREITO

Resumo do Livro Programa de Sociologia Jurídica, de Sérgio Cavalieri Filho Inúmeros são os fatores sociais que concorrem para a evolução do Direito, não sendo possível, neste modesto trabalho, examiná-los todos. Vamos apenas destacar aqueles que, em nossa opinião, são os principais, a saber: os fatores econômicos, políticos, culturais e religiosos. 1)          Fatores econômicos A organização social tem o seu ponto básico de articulação no modo pelo qual os homens produzem, possuem e comerciam. Assim sendo, podemos afirmar, sem possibilidade de erro, que o Direito vai se modificando à medida que vai se alterando a estrutura econômica da sociedade.   Tão marcante é a influência da economia sobre o Direito que alguns autores chegam a se posicionar no sentido de conceber o Direito como reflexo, exclusivamente, da constituição econômica.   Sem dúvida constitui exagero considerar o Direito reflexo exclusivo da cons...

SOCIOLOGIA -JURÍDICA - Função Social do Direito

O direito exerce variadas funções na sociedade. Trataremos neste artigo sobre as principais funções do Direito na sociedade. 1. Função Preventiva A primeira função social do direito é prevenir conflitos. Existem em qualquer sociedade atividades de Cooperação (exemplo: comprador e vendedor) e atividades de Concorrência (exemplo: dois vendedores que vendem o mesmo produto na mesma rua). Esses dois tipos de atividades podem gerar conflitos de interesses, onde, por exemplo, o comprador quer devolver o produto e o vendedor não quer receber, etc. Aí está a primeira função do direito: elaborar normas que disciplinem as relações sociais para evitar conflitos. 2. Função Compositiva Por mais que tentamos evitamos conflitos, indiscutivelmente, em alguns casos ele acontece. Então a segunda função do direito na sociedade é resolvê-los. Para resolver tais conflitos, exitem três métodos: 2.1. Composição autoritária É aquela resolução da qual um chefe resolve o co...

O DIREITO É UMA CIÊNCIA SOCIAL OU NATURAL?

De acordo com Santos (2011), o direito vem sendo conceituado em dois principais enfoques: o direito natural e o Direito Positivo. O primeiro, um conjunto de regras superiores e imutáveis; O segundo, um sistema de normas orientadoras da sociedade.             Trataremos neste primeiro momento do Direito Positivo, conceituado por Cavalieri Filho (2014) como um conjunto sistemático de normas com finalidade de organizar uma sociedade e disciplinar a conduta humana no convívio social.             Sendo o Direito normas que disciplinam a sociedade, podemos dizer que o direito existe em função da sociedade e exerce no meio social, de acordo com Cavalieri Filho (2014), as funções de prevenir conflitos e de compô-los. Uma vez que estabelecida uma regra em sociedade, ela deve ser cumprida, por isso as normas da sociedade têm como características, na visão se Cavalieri Filho (2014), a...